Produção Científica do Campus | Escrita
Produção | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e escrita científica de alto impacto. Canal YouTube Comissão de Pesquisa - Instituto de Química - USP, São Paulo : Universidade de São Paulo, 26 maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cbRlHXZm9IA. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Transformando ideias em ciência: formação de pesquisadores e comunicação científica. Canal YouTube LASEM UFSCar, São Carlos : Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, 17 jun. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EcFB8Ho810c. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
OLIVEIRA JUNIOR, O. N. Livro auxilia pesquisadores a escreverem artigo em inglês. [Depoimento a Swellyn França]. APCD Jornal>, São Paulo, Ano 50, Edição 699, jul. 2015. | IFSC | PROD 023744 |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
AMANCIO, D.R. et al. Using complex networks concepts to assess approaches for citations in scientific papers. The Netherlands, Springer, 2012. p. 1-16. Scientometrics, p. 1-12, 2012. Disponível em: <DOI: 10.1007/s11192-012-0630-z> Acesso em: 13 abr. 2022. | ICMC | |
MASSI, L.; QUEIROZ, S.L. Apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em Química: considerações a partir da produção de enunciados científicos. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 7, n. 3, p. 704-721, 2008. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen7/ART11_Vol7_N3.pdf> Acesso em: 13 abr. 2022. | IQSC | P 11185 |
OLIVEIRA JUNIOR, O. N. A técnica da escrita científica. [Carta ao Editor]. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 02201-1-02202-2, 2015. Disponível em: <DOI: 10.1590/S1806-11173720001> Acesso em: 13 abr. 2022. | IQSC IFSC |
P 023824 PROD023824 |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Comunicação científica no ensino superior de química: uma revisão. Química Nova, v. 38, n. 4, p. 553-562, 2015. Disponível em <http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6185>. Acesso em: 13 abr. 2022 | IQSC | P 15729 |
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química. Química Nova, v. 31, n. 5, p. 1263-1270, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/qn/v31n5/a59v31n5.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2022. (0100-4042) | IQSC | P 10021 |
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 142-166, 2015. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/download/63/40>. Acesso em: 13 mar. 2022. | IQSC | P 16101 |
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de química. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 851-857, 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/qn/v35n4/a36v35n4.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2022. | IQSC | P 13719 |
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores. Química Nova, São Paulo, v. 37, n. 9, p. 1559-1557, 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422014000900022>. Acesso em: 13 mar. 2022. | IQSC | P 15468 |
OLIVEIRA, J.R.S.; BATISTA, A.A.; QUEIROZ, S.L. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatório de laboratório. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1980-1986, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/qn/v33n9/29.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2022. | IQSC | P 12719 |
QUEIROZ, S.L.; FERREIRA, L.N.A. O estágio curricular supervisionado em química como espaço para o desenvolvimento de atividades didáticas pautadas no uso de textos de divulgação científica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 3, n. 2, p. 32-48, 2014. (1980-8631). | IQSC | P 15358 |
SANCHES, R.; SANCHES, R.; SANCHES, S. Como apresentar um trabalho em forma de pôster. Revista de Ensino de Engenharia. São Paulo, n. 19, p. 83-85, 1998. | ICMC IFSC | – PROD 005696 |
SOTÉRIO, C.; QUEIROZ, S. L. Estratégias de escrita: utilização de textos de divulgação científica no ensino superior de química. Revista do EDICC, v.6, p. 335-345, 2020. Disponível em <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/6445>. Acesso em: 13 mar. 2022. |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
ALUISIO, S.M. et al. Evaluating scientific abstracts with a genre-specific rubric. In: LOOI, C-K; MCCALLA, G.; BREDEWEG, B.; BREUKER, J. (eds.). Artificial Intelligence in Education, Amsterdam: IOS Press, 2005. p. 738-740 | ICMC | – |
ALUISIO, S. M.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; ZUCOLOTTO, V. Models for scientific writing. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JURNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. p. 29-56. | ICMC IFSC | P 2661591 PROD 023060 |
FELTRIM, V.D. et al. Argumentative zoning applied to critiquing novice’s scientific abstracts. Dordrecht, Springer, 2006. cap. 18, p. 233-246. In: SHANAHAN, J G. ; QU, Y.; WIEBE, J., (eds.). Computing attitude and affect in text: theory and Applications, Dordrecht: Springer, 2006. cap. 18, p. 233-246 | ICMC | – |
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; SCHUSTER, E.; ALUISIO, S. M.; LEVKOWITZ, H. Reading, annotating, compiling, and producing text for scientific papers. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. p. 57-82. | ICMC IFSC | P 2661607 PROD 023063 |
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; ZUCOLOTTO, V. The fundamentals of scientific wrinting. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. p. 17-28. | IFSC | PROD 023111 |
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H. Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. [Prefácio]. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. 4 p. | IFSC | PROD 023113 |
SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. (Ed.) Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. 12p. | ICMC IFSC | 00-00 W956 e.1 00-00 W956 e.2 00-00 W956 e.3 00-00 W956 e.4 00-00 W956 e.5 808.066 W956 |
SILVA, Rafael de Amorim; SANTOS, Duan P. C.; OMAR, Nizam; BRAGA, Rosana T.V. Escrita científica dirigida por parágrafos: noções básicas para uma escrita clara e concisa. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA, Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: concepção de pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1). Disponível em: <https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/> Acesso em: 13 abr. 2022. | ICMC |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
OLIVEIRA JUNIOR, O.N.; ZUCOLOTTO, V.; ALUÍSIO, S.M. Developing strategies to produce better scientific papers: a recipe for non-native users of English. Disponível em: <http://arxiv.org/ftp/cs/papers/0611/0611013.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2022 | ICMC IFSC | – Preprint |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
BARCELOS, I.F. Aplicação de um processo de avaliação de usabilidade em uma ferramenta de suporte à escrita técnica em inglês. 2001. 126p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001. | ICMC | T B242ap |
BARROS, R.C. Modelagem de usuários para sistemas de auxílio à escrita técnica. 2000. 99p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000. | ICMC | T B277mu |
FELTRIM, V.D. Uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica para a construção de ambientes Web de auxílio à escrita acadêmica em português. 2004. 169p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004. | ICMC | T F328ab |
GENOVES JUNIOR, L.C. Avaliação automática da qualidade de escrita de resumos científicos em inglês. 2007. 146p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-11122007-100254/>. Acesso em: 13 abr. 2022. | ICMC | T G335aa |
OLIVEIRA, J. R. S. Mapa de caracterização do texto científico: produção e funcionamento em disciplinas de química do ensino superior. 2012. 362p. Tese (Doutorado Ciências) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/6224/4228.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 abr. 2022. | IQSC | P12234 |
REITH, R.L. Avaliação de instrumento de auxílio à escrita científica em inglês fundamentado na aprendizagem baseada em exemplos e em experiências aplicado em alunos pós-graduandos. 2013. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2.013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-06022014-102326/>. Acesso em: 13 abr. 2022. | EESC | T8651 |
SILVA, M.H.B. A abordagem de críticas para a construção de sistemas de aprendizado da escrita técnica. 1999. 130p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999. | ICMC | T S586ac |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Developing corpus-based writing tools aimed at non-native english users. In: ANNUAL CONFERENCE ON WRITING AND COMPUTERS, 8. 1995, London. Proceedings…London: Institute of Education-University of London, 1995. p. 1. | ICMC IFSC | – PROD 003673 |
ALUÍSIO, S.M., BARCELOS, I., SAMPAIO, J. OLIVEIRA JUNIOR, O.N. How to learn the many unwritten “rules of the game” of the academic discourse: a hybrid approach based on critiques and cases to support scientific writing. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, Madison, 2001. Proceedings… Madison : IEEE, 2001. p. 257-260. Apresentação disponível em <https://ieeexplore.ieee.org/document/943916>. Acesso em: 13 abr. 2022. | ICMC IFSC | – P 007393 |
BALAGE FILHO, P.P; PARDO, T.A.S.; NUNES; M.G.V. Summarizing scientific texts experiments with extractive summarizers. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEMS DESIGN AND APPLICATIONS, 7., 2007, Los Alamitos. Proceedings… Los Alamitos: IEEE, 2007. p. 520-524. | ICMC | – |
FELTRIM, V.D. et al. Applying argumentative zoning in an automatic critiquer of academic writing. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE, 17., 2004, Heidelberg. Proceedings…Heidelberg: Springer, 2004. p. 215-223 | ICMC | – |
GENOVES JR., L. et al. A two-tiered approach to detecting English article usage an application in scientific paper writing tools. In: RECENT ADVANCES IN NATURAL LAGUAGE PROCESSING – RANLP, 2007, Borovets. Proceedings… Borovets, 2007. 5 p. | ICMC | – |
NUNES, M. das G.V. et al. Novos rumos para o ReGra extensão do revisor gramatical do português do Brasil para uma ferramenta de auxílio à escrita. Évora, Universidade de Évora/Universidade Nova Lisboa, 1999. In: Encontro para o Processamento Computacional da Língua Portuguesa Escrita e Falada, 4. 1999: Évora. Actas… Évora: Universidade de Évora/Universidade Nova Lisboa, 1999. p.167-179 | ICMC | – |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. 10 (dez) dicas para escrever seu artigo científico. In: CURSO DE COMUNICAÇÃO E ESCRITA CIENTÍFICA, 2020, Virtual. Facebook ACS Publications... Washington, DC: American Chemical Society - ACS. online (aprox. 1h 16min.). Disponível em: https://www.facebook.com/ACSPublications/videos/1456828411193744. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Estratégias para aprender inglês acadêmico para não nativos. In: CURSO DE COMUNICAÇÃO E ESCRITA CIENTÍFICA, 2020, Virtual. Facebook ACS Publications... Washington, DC: American Chemical Society - ACS. online (aprox. 1h 22min.). Disponível em: https://www.facebook.com/ACSPublications/videos/800300577411891. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Sobre a anatomia de um artigo científico. In: CURSO DE COMUNICAÇÃO E ESCRITA CIENTÍFICA, 2020, Virtual. Facebook ACS Publications... Washington, DC: American Chemical Society - ACS. online (aprox. 1h 22min.). Disponível em: https://www.facebook.com/ACSPublications/videos/702101780724448. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
FELTRIM, V.D.; ANTIQUEIRA, L.; NUNES, M. das G.V.; ALUÍSIO, S.M.A construção de uma ferramenta de auxílio à escrita de resumos acadêmicos em português. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 23. 2003: Campinas: Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 4. 2003: Campinas. Anais…Campinas: SBC, 2003 p. 2399-2404. | ICMC | – |
GASPERIN, C.V. et al. Learning when to simplify sentences for natural text simplification. In:. ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – ENIA, 7., 2009, Bento Gonçalves. Anais…:SBC, 2009. p. 2175-2761. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Learning-When-to-Simplify-Sentences-for-Natural-Gasperin-Specia/006d61c4362d9c143cd2468ce6c7a026e7ed7055>. Acesso em: 13 04. 2022. | ICMC | – |
MARQUIFÁVEL, V.; GENOVES JR., L.C.; ALUÍSIO, S.M. Um processo semi-automático para a geração de ferramentas de suporte à escrita científica em inglês. In: INTERNACIONAL JOINT CONFERENCE IBERAMIA/SBIA/SBRN. WORKSHOP IN INFORMATION AND HUMAN LANGUAGE TECHNOLOGY, 4., 2006, Ribeirão Preto. Proceedings… Ribeirão Preto, 2006. Em CD-ROM | ICMC | – |
OLIVEIRA, J.R.S.; PORTO, A.L.M.; QUEIROZ, S.L. Peer view no ensino superior de química investigando aspectos estruturais e retóricos da linguagem científica valorizados pelos estudantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA – ENEQ, 15., 2010, Brasília. Anais… Brasília, 2010. 1 CD-ROM. | IQSC | P 12741 |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Escrita científica. In: CICLO DE CAPACITAÇÕES DA UFGD, 2., 2021, Virtual. Canal YouTube Biblioteca UFGD... Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. online (aprox. 1h 49 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ww94tg_arWU. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Escrita científica: dia 2. In: ESCOLA MATO-GROSSENSE DE FÍSICA - EMF, 2021, (Virtual. Canal YouTube Escola Mato-grossense de Física... Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. online (aprox. 1h 43 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T57zIlqH9gE&t=13s. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Escrita científica: dia 3. In: ESCOLA MATO-GROSSENSE DE FÍSICA - EMF, 2021, (Virtual. Canal YouTube Escola Mato-grossense de Física... Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. online (aprox. 1h 44 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EeRUWN_V9tc. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Estratégias para a escrita científica em inglês. In: FERRAMENTAS DE SUPORTE À ESCRITA CIENTÍFICA EM LÍNGUA INGLESA, 2010, São Carlos. Palestras… São Carlos: EESC – USP, 2010. 1 DVD (aprox. 143 min.), son., color, digital/NTSC. Em DVD. | IFSC | PROD 003673 |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Estratégias para escrever artigos científicos em inglês. In: SEMANA DA QUÍMICA, 5., 2021), Virtual. / WORKSHOP DA PÓS GRADUAÇÃO, 3., 2021), Virtual. Canal YouTube Química - UFJ... Jataí: Universidade Federal de Jataí - UFJ. online (aprox. 1h 35 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pPlkARwY2Xk. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Minicurso 2: Escrita científica (Aula 1). In: SEMANA DA FÍSICA - 110 ANOS DA DESCOBERTA DO FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE, 38., 2021, Virtual. Canal YouTube Instituto de Física - UFG Oficial... Goiânia: Universidade Federal de Goiás - UFG. online (aprox. 52 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=csmWU94hH9o. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Minicurso 2: Escrita científica (Aula 2). In: SEMANA DA FÍSICA - 110 ANOS DA DESCOBERTA DO FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE, 38., 2021, Virtual. Canal YouTube Instituto de Física - UFG Oficial... Goiânia: Universidade Federal de Goiás - UFG. online (aprox. 1h 16 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=udWn9V-uWl4. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. O NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científica. In: ESCOLA DE PESQUISADORES DO CAMPUS USP SÃO CARLOS, 5., 2021, Virtual. Canal YouTube Escola de Pesquisadores Campus USP São Carlos... São Carlos: Universidade de São Paulo - USP. online (aprox. 1h 17 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GdaMDwghxrA&t=24s. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Strategies to write scientific papers in English. In: SEMINÁRIO PÓS GRADUAÇÃO EM FÍSICA - PPFIS - INSTITUTO DE FÍSICA - INFIS, 2021, Virtual. Canal YouTube Pós Graduação em Física - Instituto de Física... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia - UFU. online (aprox. 1h 26 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0xD3O1LjTf4. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Strategies to write scientific papers in english. In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAMEMA, 5., 2021, Virtual. / SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PIBIC/CNPQ DA FAMEMA, 9., 2021, Virtual. / SIMPÓSIO "SITUAÇÃO DE SAÚDE DO DISTRITO SOB OS CUIDADOS DA FAMEMA", 5., 2021, Virtual. Canal YouTube X Simpósio de Pós-graduação da FAMEMA... Marília: Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília - FAMEMA. online (aprox. 1h 33 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r6p55bA_C8U. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
SCHUSTER, E. et al. Enhancing the writing of scientific abstracts: a two-phased process using software tools and human evaluation. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 15., 2005, São Leopoldo. / WORKSHOP EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA, 3., 2005, São Leopoldo. Anais… São Paulo: Sonopress-Rimo, 2005. p. 962-971. Em CD-ROM. | ICMCIFSC | PROD 013270 |
ZUCOLOTTO, Valtencir. A importância da escrita científica para a publicação de artigos: a visão do editor. In: SEMINÁRIOS GERAIS EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, 2020, Virtual. Canal YouTube Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP... São Paulo: Universidade de São Paulo - USP. online (aprox. 1h 39 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=06Qm4z-PiAk. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Como escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicação. In: ESCOLA DE PESQUISADORES DO CAMPUS USP SÃO CARLOS, 5., 2021), Virtual. Canal YouTube Escola de Pesquisadores Campus USP São Carlos... São Carlos: Universidade de São Paulo - USP. online (aprox. 1h 59 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kNVuwodNK78. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Como escrever e publicar artigos de alto impacto. In: SEMANA DE METODOLOGIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA - SMPC, 4., 2021, Virtual. Canal YouTube Plurissaberes BCH UFC... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará - UFC. online (aprox. 1h 27 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CxRMAht0lNI. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Como escrever e publicar artigos de alto impacto. In: WEBINAR DA AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA - AGUIA, 2021, Virtual. Canal YouTube IEA Polo São Carlos... São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Estudos Avançados - IEA. online (aprox. 1h 22 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BxRax8jHdhQ. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de cientistas e escrita científica de alto impacto. In: SEMINÁRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - PGQU - UFRJ, 2021, Virtual. Canal YouTube Vídeos PGQu - Seminários e Vídeos do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRJ... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. online (aprox. 1h 42 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Czioo0DGMdA. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e a escrita científica de alto impacto. In: MENTORIA DA ABC, 11., 2021, Virtual. Canal YouTube Academia Brasileira de Ciências - ABC... Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências - ABC. online (aprox. 25 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kDd9ASOpA_k. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e a escrita científica de alto impacto. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - SEMAT, 9., 2021, Virtual. Canal YouTube Matemática - UFV Campus Florestal... Viçosa: Universidade Federal de Viçosa - UFV. online (aprox. 1h 07min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hprtVjDMJLI. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e escrita científica de alto impacto. In: DESAFIOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2021, Virtual. Canal YouTube Alimentos Rural... Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. online (aprox. 1h 16 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fWAP-CF-qCE. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e escrita científica de alto impacto. In: PESQUISADOR@S EM FORMAÇÃO, 2021, Virtual. Canal YouTube APG Unesp Rio Claro Associação de Pós-Graduandos... Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. online (aprox. 1h 05 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eLeBhfPpxf4. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e escrita científica de alto nível. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CAMPUS RIO VERDE, 9., 2020, Virtual. / SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, 10., 2020, Virtual. Canal YouTube IF Goiano... Goiânia: Instituto Federal Goiano. online (aprox. 1h 24 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z0MykLUsTIs. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e escrita de artigos científicos de alto impacto. In: SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS DO ESPÍRITO SANTO - SCIFLOR-ES, 3., 2021, Virtual. Canal YouTube SCIFLOR 2021... Jerônimo Monteiro: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. online (aprox. 1h 08 min.). Disponível em: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=49-mpa-1ocQ. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Workshop de escrita científica. In: CONGRESSO PAULO LEAL FERREIRA DE FÍSICA, 63., 2020, Virtual. Canal YouTube Instituto de Física Teórica, IFT-UNESP... Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Instituto de Física Teórica - IFT, 2020 online (aprox. 1h 10 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XmUgXTSihz0. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir; HUBINGER, Míriam Dupas. High impact science, idead and scientific writing. In: WEBINAR BRASIL - COMO REDIGIR E PUBLICAR UM ARTIGO CIENTÍFICO DE ALTO IMPACTO, 2020, Virtual. Canal YouTube Euraxess Brazil and LAC... Rio de Janeiro: Euraxess Brasil. online (aprox. 1h 20 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LUZOq8mpqxg. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Case-based approach for developing writing tools aimed at non-native english users. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CASE-BASED REASONING, 1. 1995, Sesimbra. Proceedings…, Berlin, 1995. p. 121-132 (Lecture Notes in Artificial Intelligence, v. 1010, p. 121-132, 1995. ISSN: 0302-9743). | ICMC IFSC |
– PROD 003727 |
GONÇALVES, J.P. et al. A learning environment for english for academic purposes based on adaptive tests and task-based systems. In: INTERNATIONAL CONFERENCE INTELLIGENT TUTORING SYSTEMS, 7., 2004, Maceió. Proceedings… Heidelberg: Heidelberg, 2004. p. 1-11(Lectures Notes in Computer Science, v. 3220). | ICMC | – |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
MASSI, L.; QUEIROZ, S.L. Contribuições da iniciação científica para a apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 9., 2010, Porto. Livro de resumos… Porto, 2010. p. 446 | IQSC | P 12801 |
QUEIROZ, S.L.; FRANCISCO, C.A. Chemistry textbook research in Brazil an overview. In: EUROPEAN CONFERENCE ON RESEARCH IN CHEMICAL EDUCATION , 10., 2010, Cracóvia. Book of abstracts…Cracóvia, 2010. p. 222. | IQSC | P 12780 |
QUEIROZ, S.L.; OLIVEIRA, J.R.S. Development and application of a tool designed to evaluate undergraduate chemistry students’ scientific writing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE RESEARCH IN DIDACTICS OF THE SCIENCES, 4., 2010, Cracóvia. Book of abstracts… Cracóvia, 2010. p. 95. | IQSC | P 12778 |
Produção científica | Biblioteca | Localização |
---|---|---|
ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Developing corpus-based writing tools aimed at non-native english users. In: ANNUAL CONFERENCE ON WRITING AND COMPUTERS, 8. 1995, London. Proceedings…London: Institute of Education-University of London, 1995. p. 1. | ICMC IFSC | – PROD 003673 |
ALUÍSIO, S.M., BARCELOS, I., SAMPAIO, J. OLIVEIRA JUNIOR, O.N. How to learn the many unwritten “rules of the game” of the academic discourse: a hybrid approach based on critiques and cases to support scientific writing. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, Madison, 2001. Proceedings… Madison : IEEE, 2001. p. 257-260. Apresentação disponível em <https://ieeexplore.ieee.org/document/943916>. Acesso em: 13 abr. 2022. | ICMC IFSC | – P 007393 |
BALAGE FILHO, P.P; PARDO, T.A.S.; NUNES; M.G.V. Summarizing scientific texts experiments with extractive summarizers. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEMS DESIGN AND APPLICATIONS, 7., 2007, Los Alamitos. Proceedings… Los Alamitos: IEEE, 2007. p. 520-524. | ICMC | – |
FELTRIM, V.D. et al. Applying argumentative zoning in an automatic critiquer of academic writing. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE, 17., 2004, Heidelberg. Proceedings…Heidelberg: Springer, 2004. p. 215-223 | ICMC | – |
GENOVES JR., L. et al. A two-tiered approach to detecting English article usage an application in scientific paper writing tools. In: RECENT ADVANCES IN NATURAL LAGUAGE PROCESSING – RANLP, 2007, Borovets. Proceedings… Borovets, 2007. 5 p. | ICMC | – |
NUNES, M. das G.V. et al. Novos rumos para o ReGra extensão do revisor gramatical do português do Brasil para uma ferramenta de auxílio à escrita. Évora, Universidade de Évora/Universidade Nova Lisboa, 1999. In: Encontro para o Processamento Computacional da Língua Portuguesa Escrita e Falada, 4. 1999: Évora. Actas… Évora: Universidade de Évora/Universidade Nova Lisboa, 1999. p.167-179 | ICMC | – |
OLIVEIRA JUNIOR, Osvaldo Novais de. Workshop de Comunicação e Escrita Científica - ACS Publications. In: SEMANA DA FÍSICA, 9., 2021, Virtual. Programação... São José do Rio Preto: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, 2021. 1 p. Disponível em: https://www.geci.ibilce.unesp.br/logica_de_aplicacao/site/index_1.jsp?id_evento=140. Acesso em: 31.05.22 | IFSC | online |
ZUCOLOTTO, Valtencir. Formação de pesquisadores e escrita de artigos científicos de alto impacto. In: SEMANA DA FÍSICA DA UFSCAR, 16., 2020, São Carlos. Livro de Resumos... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, 2020. ID 6. Disponível em: https://indico.cern.ch/event/937010/book-of-abstracts.pdf. Acesso em: 27.04.2022 | IFSC | online |