Disciplinas | Metodologia
Disciplina | Unidade | Docentes Responsáveis | Objetivos |
---|---|---|---|
1800082 – Metodologia de Pesquisa e Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso | EESC | Daniel Capaldo Amaral | Objetivos – A realização do Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade de síntese e integração do conhecimento obtido pelo aluno ao longo do curso. Como tal, deve: versar sobre um problema cuja solução requeira conhecimentos, habilidades e atitudes vinculadas à área de atuação do profissional de engenharia de produção; deve compreender as etapas de descrição, análise e síntese do problema; deve fazer uso do método científico, deve ser documentado de forma a conter uma revisão do conhecimento existente e segundo os padrões de normalização técnica, nacionais e da instituição USP; deve conter uma contribuição prática, teórica, ou prática e teórica juntas. O objetivo desta disciplina é desenvolver os conhecimentos e habilidades que capacitem o aluno para a realização de um trabalho de conclusão de curso e o apoie na escolha e delimitação do tema a ser desenvolvido. |
1800109 – Iniciação à Pesquisa Científica I | EESC | Paulo Sergio Varoto | Objetivos – Fundamentar a pesquisa científica com base em seus pressupostos metodológicos de investigação. Desenvolver processos de pesquisa científica visando a formulação de projetos de acordo com temas de estudo. |
1800110 – Iniciação à Pesquisa Científica II | EESC | Paulo Sergio Varoto | Objetivos – Aprofundar conceitos previamente adquiridos e aplicá-los na elaboração de documentos (projetos, relatórios, monografias, etc.). |
SAA0338 – Palestras e Seminários em Iniciação Científica em Engenharia Aeronáutica | EESC | Fernando Martini Catalano | Objetivos – Fornecer ao aluno conhecimento das atividades de pesquisas em iniciação científica em Engenharia Aeronáutica através de palestras e seminários. |
SEL5720 – Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica | EESC | José Roberto Boffino de Almeida Monteiro Luís Fernando Costa Alberto |
Objetivos – O objetivo geral desta disciplina é promover o desenvolvimento de competências nas áreas de formação pedagógica que fundamentem e favoreçam o exercício da prática docente no Ensino Superior. Apresentar os conceitos e fundamentos da educação no ensino superior, evidenciando a importância do Plano Político Pedagógico (PPP) e da construção dos saberes docentes para a atuação como docente; Apresentar modelos de planejamento de ensino para que os alunos possam propor, planejar, preparar e desenvolver estratégias educacionais pertinentes ao tema de estudo; Desenvolver habilidades para o planejamento da prática docente e para o desenvolvimento e avaliação das estratégias educacionais no ensino superior; Aperfeiçoar os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso das tecnologias educacionais adequadas, incluindo o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; Contribuir para a melhoria de habilidades dos alunos na preparação de material didático, comunicação e organização. |
SEL 5722-2 – Pesquisa Bibliográfica | EESC | Luís Fernando Costa Alberto Leonardo André Ambrosio |
Apresentar o instrumental científico metodológico básico; Metodologia Científica; Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária; Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado; Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação; Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de “revisão da leitura e/ou bibliografia” e relatórios de “estado-da-arte”. |
SEM 5892-10 – Metodologia e Pesquisa Bibliográfica | EESC | Lauralice de Campos Franceschini Canale Jonas de Carvalho Luciana Montanari |
Apresentar o instrumental científico metodológico básico e comprovar a importância de observa metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente, com isto comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica. |
SEP 5828-1 – Metodologia de Pesquisa para Sistemas Sociotécnicos | EESC | Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti Mateus Cecilio Gerolamo Janaina Mascarenhas Hornos da Costa |
Apresentar os conceitos de metodologia científica e os principais métodos de pesquisa aplicados na Engenharia de Produção. |
STT 5825-1 – Metodologia de Pesquisa | EESC | Manoel Henrique Alba Sória | Apresentar o instrumental científico metodológico básico e comprovar a importância de observa metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente, com isto comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica. |
IAU0650 – Iniciação à Pesquisa Científica | IAU | Prof. Carlos R. M. de Andrade | Introdução teórica e prática à Pesquisa Científica de maneira a capacitar os alunos de graduação a participarem mais ativamente em projetos de pesquisa e de iniciação científica, bem como a desenvolverem seu trabalho final de graduação. |
SCC 0213 – Metodologia de Pesquisa em Computação | ICMC | Este curso tem por objetivo introduzir os alunos no domínio de elementos básicos da pesquisa científica possibilitando-lhes condições de desenvolver projetos acadêmicos de estudo na área de computação. | |
SMA 0346 – Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática | ICMC | Apresentar paradigmas de organização da pesquisa quantitativa e qualitativa, destacando a relevância que essas últimas adquiriram para a área educacional, a partir principalmente da década de 1970. Estudar as origens e características da pesquisa qualitativa para a área educacional, relacionando-as ao seu desenvolvimento no âmbito das Ciências Sociais e da Antropologia. Estudar o desenvolvimento das abordagens qualitativas na área da Educação e Educação Matemática. |